terça-feira, 27 de setembro de 2011

Reflexão do Blog e a interação com a EAD - Desafio de Aprendizagem

Com a criação do Blog pôde-se aprimorar o conhecimento sobre a Educação à Distância, troca de experiências com outros alunos EAD, além de profissionais que atuam na área, proporcionando maior interatividade entre a teoria e a prática.
Com o desenvolvimento do Blog, participamos de debates, conceitos, novidades sobre a Educação à Distância, aumentando o senso crítico acadêmico, conseguindo visualizar o crescimento da mesma e o quanto ainda têm que ser melhorada, haja vista que é uma prática nova na Educação, porém já com muito sucesso, se considerarmos a sua ampla extensão e adesão de alunos.
Através do Blog percebi a ativa participação do aluno como responsável pelo seu conhecimento, ele tem as ferramentas que precisa para aprender, o auxílio de tutores/professores, porém precisa buscar esse conhecimento, saber como e onde utilizá-lo, o que é verdade e mito dentro da EAD. Ainda existe muito preconceito com a EAD, porém muitos já estão sendo diluídos com a comprovação da eficácia da Educação à Distância, quebrando barreiras que para se aprender é necessário um professor presencial em uma sala tradicional.
O Blog continuará como fonte e troca de experiências e aprendizado com o intuito de crescimento pessoal e profissional.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Presos e servidores de presídios terão programa de educação a distância!!!

Domingo, 11 de Setembro de 2011
"Os detentos e servidores de nove penitenciárias do Paraná terão à disposição um programa de educação e formação profissional a distância. O programa, denominado Educação Sem Distância, começou na semana passada, com a oferta de cursos para cerca de quatro mil egressos e presos e 1.450 funcionários do sistema penal.
As aulas atendem são preparatórias para os apenados que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A previsão é que em breve o programa seja ampliado para as 24 unidades penais do estado. A carga horária é de 20 horas semanais.
As aulas – ministradas pela Escola de Educação em Direitos Humanos (Esedh) – serão transmitidas para celas e telessalas instaladas nas unidades penais. Na primeira etapa, iniciada no último dia 5, são atendidas as penitenciárias estaduais de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Piraquara e Ponta Grossa.
De acordo com a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, idealizadora do programa, a intenção do governo estadual é transformar o sistema penal paranaense em modelo para o Brasil, com alto grau de reinserção social e condições de cidadania para os apenados.
“Cerca de metade da comunidade carcerária, que hoje totaliza 15 mil pessoas, não concluiu o ensino fundamental. O ensino a distância vem facilitar o acesso à educação e ajudar a viabilizar a lei que, entre outros benefícios, garante redução de um dia de pena para cada três dias de participação em cursos. É um projeto realmente inovador e de extrema importância”, afirma Maria Tereza.
Os presos terão acesso a nove programas de preparação para o Enem e obtenção do certificado de conclusão da etapa escolar. O material inclui aulas de biologia, geografia, física, química, história, matemática, gramática, literatura e redação. As aulas serão às terças, quartas-feiras e sábados, de setembro a dezembro, e serão transmitidas por satélite para celas e galerias, além de telessalas instaladas nas unidades penais e patronais.
SERVIDORES - A segunda frente do programa é destinada aos agentes penitenciários e servidores do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen). São workshops compostos de quatro palestras no formato de talk show, com a participação de especialistas e convidados conhecedores da realidade do sistema penitenciário, com carga horária de 20 horas/aula.
Carlos Alberto Carvalho, técnico administrativo da Colônia Penal Agrícola de Piraquara, trabalha há 38 anos no sistema penal e é um dos funcionários que participarão dos cursos. “Não quero me aposentar agora, busco ampliar meus conhecimentos. É a primeira vez que temos acesso a aulas tão importantes, como de ética, fundamental para o trabalho em penitenciárias”, disse Carvalho, que tem 62 anos de idade e trabalhou dez anos como agente penitenciário.
A programação inclui também cursos direcionados ao desenvolvimento pessoal e à excelência em gestão, desenvolvidos pela Dtcom. O conteúdo também inclui práticas de saúde, direitos humanos, administração de conflitos, tratamento penal, motivação, aprimoramento de habilidades pessoais.
Para Luiz Francisco da Silveira, diretor da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, o ponto forte foi incluir os servidores no programa. “A ideia criou uma expectativa positiva no cotidiano dos colaboradores. Mais de 80% já fizeram as suas inscrições para assistir às teleaulas”, afirma."
Fonte/texto na íntegra: http://www.nota10.com.br/noticia-detalhe/2633_Presos-e-servidores-de-presidios-terao-programa-de-educacao-a-distancia

A EAD auxiliando como mais uma ferramenta na inclusão de presidiários na sociedade, qualificando e proporcionando conhecimento para uma vida profissional e retorno ao mercado de trabalho, quem sabe aumentando a perspectiva dos mesmos com o futuro e a nova vida!!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

III SEPEaD será em setembro

 Publicado em por EaD UFSC

"Entre os dias 21 e 22 de setembro, na cidade de Florianópolis, acontecerá o III Seminário de Pesquisa em EaD.
Nesta edição, o III SEPEaD pretende fazer um balanço dos quatro anos de implantação da UAB no país e seus efeitos sobre a educação a distância na educação superior. Para isso, escolhemos quatro temas abrangentes e complementares que serão discutidos em oito mesas, cada qual com dois convidados e um debatedor da UFSC. Essas mesas serão distribuídas duas de manhã e duas à tarde durante os dois dias. Em paralelo, no terceiro dia, teremos o encontro dos coordenadores de polo e tutores com os coordenadores dos cursos da UAB da UFSC e do IF-SC".

Fonte: http://ead.ufsc.br/blog/2011/08/16/iii-sepead/

Programação

"As atividades programadas são palestras, mesas redondas, reunião de Coordenadores de polo, tutores e Coordenadores de Cursos UAB. Dessa forma, o III Seminário de Pesquisa em EAD terá espaço para reflexão e apresentação de experiências através de palestras e mesas com convidados".

Fonte: http://ead.ufsc.br/seminario2011/programacao/

Vamos participar!!! Para quem gosta do tema e quer novos conhecimetos vale a pena participar e se integrar.
Através de seminários e congressos que podemos trocar experiências e conhecimentos sobre a educação EAD, além do nosso aprimoramento pessoal e profissional...

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Unipli abre inscrições para curso de pós-graduação na modalidade EAD

10.08.2011

"O Centro Universitário Plínio Leite (Unipli), mantido pela Anhanguera Educacional, está com inscrições abertas para três cursos de pós-graduação: Metodologias e Gestão para Educação a Distância, MBA em Gestão de Pessoas e MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Os MBAs iniciaram nesta terça-feira (dia 9). Mesmo assim, os interessados ainda podem se inscrever até o dia 15 de agosto pelo site www.portalpos.com.br. O investimento mensal é a partir de R$ 199 (valor com desconto pontualidade).

O profissional que pretende atuar e até mesmo tornar-se gestor na carreira acadêmica, precisa se atualizar e também ministrar aulas na modalidade de educação a distância (EAD). Com duração de um ano, o curso Metodologias e Gestão para Educação a Distância é destinado a capacitar professores EAD, tutores presenciais, professores-tutores a distância, coordenadores acadêmicos, gestores dos polos de ensino presencial e demais profissionais que trabalham com educação a distância ou querem ingressar em instituições que atuem no ensino a distância.

Para aqueles que pretendem ocupar cargos estratégicos dentro da empresa, o Unipli oferece duas opções de cursos: MBA em Gestão de Pessoas e MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Com duração de um ano, ambos oferecem trabalho em diversos segmentos na área gerencial.

O curso de MBA em Gestão de Pessoas forma o profissional para assumir o papel de agente de mudanças no processo de adequação das demandas da organização às estratégias de transformação organizacional, desenvolvendo talentos e equipes focadas em resultados. Pode atuar nas empresas privadas, públicas de capital misto e em organizações não-governamentais, nas áreas de outsourcing, consultoria em Recursos Humanos e terceiro setor.

O curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios prepara gestores para posições estratégicas em ambientes de mudanças, visando a conquista de diferenciais competitivos e habilidades de decisão por meio de modernas ferramentas de gestão de negócios. O profissional pode atuar em empresas privadas, públicas de capital misto e em organizações não-governamentais, inclusive nas indústrias de embalagem, serviços e máquinas e equipamentos.

Ensino a Distância

Os três cursos de pós-graduação são oferecidos na modalidade à distância. A especialização em Gestão para Educação a Distância (EAD) utiliza a metodologia de aulas via satélite, transmitidas ao vivo nas unidades da Anhanguera e da Universidade Anhanguera-Uniderp (em Campo Grande/MS) e, posteriormente,  disponibilizadas no ambiente virtual, com a possibilidade de acesso a qualquer momento.

Já os MBAs em Gestão de Pessoas e Gestão de Estratégia de Negócios utilizam a metodologia chamada streaming. Neste caso, os alunos podem assistir às aulas ao vivo em casa e têm a possibilidade de interação com o professor, enviando perguntas e participando de atividades em tempo real. Além disso, as gravações ficam disponíveis no ambiente virtual para que possam ser revistas a qualquer momento".

Fonte: Alfapress Comunicações
Texto na íntegra/fonte:http://www.portaluniversidade.com.br/noticias-ler/unipli-abre-inscricoes-para-curso-de-pos-graduacao-na-modalidade-ead/3029

EAD capacitando profissionais e expandindo o mercado de trabalho!!!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Equipe de tecnologia da EAD/UFMS testa o uso do Adobe Connect (Salas Virtuais) diretamente de um celular

"Entrevista com Douglas Nantes Gualberto sobre o uso das salas virtuais disponíveis para smartphones com sistema operacional Android.

O que são as salas virtuais?
As salas virtuais são um recurso tecnológico de interação em tempo real (síncrona) que permitem aos professores e alunos a realização web encontros, web reuniões, web aulas, utilizando-se de diversas funcionalidades.
Quais são as principais funcionalidades destas salas virtuais?
Nelas são possíveis realizar interações com a câmera, uso de bate papo, reprodução de vídeos, áudio, apresentação de slides, sendo assim uma importante ferramenta para o ensino aprendizado na educação a distancia, expandindo as possibilidades de aprendizado através destas tecnologias. Aqui na EAD/UFMS fazemos o uso de basicamente duas ferramentas de web conferencia, que são: Adobe Acrobat Connect e o Big Blue Button, sendo este último integrado ao sistema Moodle. Acho importante destacar que o Adobe Acrobat Connect é disponível para o sistema operacional Android, muito utilizado para smartfones, que é um tipo de telefone celular com diversos recursos computacionais.  Este aplicativo é o Adobe Connect Mobile (desenvolvido pela Adobe Systems) na versão 1.5. Um dos requisitos para o funcionamento do Adobe Connect Mobile é que esteja instalado o sistema Adobe Air, que se encontra na versão 2.6.
Que vantagens podem ser obtidas com o uso deste aplicativo na EAD?
As salas virtuais já são amplamente utilizadas através dos computadores convencionais (microcomputadores, notebook, tablet) e com esta versão instalada no smartfone será possível que os alunos e professores interajam do celular, desde que o smartphone possua internet móvel ou que você esteja em um local que possua conexão de internet.
E como que é feita a instalação?
Tanto o Adobe Air quanto o Adobe Connect Mobile são softwares gratuitos e estão disponíveis no Market. O Market vem no Android (que é o sistema operacional do celular que diversas empresas já utilizam como a SAMSUNG, SONY ERICSSON, BLACK BERRY).  O Market permite que o aluno faça o download destes dois aplicativos gratuitamente e após a instalação basta iniciar o aplicativo e digitar o endereço eletrônico da sala virtual que será usada. Quando o aplicativo for iniciado, os alunos não terão senha como ocorre no Moodle, mas poderão solicitar acesso à sala fazendo o login como convidados.  Este aplicativo também está disponível para o sistema operacional iOS da Apple, encontrado nos iPhones. Mais informações podem ser encontradas no blog da adobe blogs.adobe.com/adobeconnect ou no twitter @adobeconnect.
Douglas Nantes Gualberto é analista de sistemas, técnico em tecnologia da informação da EAD/UFMS".


Mais uma novidade na EAD!! Fique por dentro dos avanços a favor da Educação à Distância.